Home » Terapia online – Benefícios e cuidados com esse novo modelo de tratar sua saúde mental

Terapia online – Benefícios e cuidados com esse novo modelo de tratar sua saúde mental

by Brazil Away
terapia online

Saiba como funciona a terapia online, por Renata Castro, Psicóloga Cognitiva Comportamental.

Desde novembro de 2018, o conselho de psicologia autorizou seus profissionais a utilizarem plataformas virtuais para os atendimentos de psicoterapia. Plataformas como Zoom, Skype, Google Meet, entre outras, vem se tornando o novo consultório de diversos profissionais mundo afora. Eu, particularmente, comecei em janeiro de 2019, após efetuar o cadastro e regulamentar minha licença como psicóloga para esse tipo de atendimento.

Ainda estava no Brasil e tinha consultório físico, mas vários pacientes já estavam me perguntando sobre a possibilidade de facilitar a vida deles com o atendimento virtual. A rotina corrida do dia a dia, o trânsito, o custo de gasolina, estacionamento e viagens de férias, fizeram com que começassem a pensar na praticidade de terem suas sessões de terapia online e eu, mesmo no início ainda duvidosa, topei.

Naquela época, ainda sem a pandemia da covid, tudo começou bem devagar. Entendo que tudo na vida do ser humano é questão de hábito, costume e acomodação. Quando entramos em um determinado fluxo de fazer uma coisa funcionar, temos certa dificuldade de alterarmos e de aceitarmos as mudanças com facilidade. Faz parte da maioria de nós. Porém nada na vida é estagnado e as coisas tendem a se desenvolver. Então porque não tentar?

Mas junto com todo esse avanço também vem a pergunta: “será que funciona como uma sessão presencial?” Posso garantir que sim! Depois de mais de 3 anos em atendimentos online, não tenho a menor dúvida sobre sua eficácia. O contato com o paciente, a criação da empatia e do vínculo, é exatamente o mesmo. As ferramentas terapêuticas são utilizadas da mesma forma e os resultados obtidos da mesma maneira que o “ao vivo e a cores”. Além disso, ainda auxilia os pacientes e o próprio psicólogo a terem mais controle do seu tempo e usufruírem da possibilidade de estar em qualquer lugar e não precisar perder uma sessão. A única exigência é um bom acesso a internet.

Porém, apesar do boom dos atendimentos online após a pandemia, é importante levar algumas coisas em consideração para ter um atendimento de qualidade. É importante verificar se o profissional possui inscrição no conselho de psicologia. Além disso, buscar por indicações com pessoas que já foram ou são atendidas pelo psicólogo é um ponto muito importante, porque, geralmente, garante que será um serviço bem prestado e de confiança. Não estar presencialmente com o profissional pode abrir espaço para que você não verifique muita coisa sobre ele, e essa é a única ressalva que eu colocaria nisso tudo. Com as plataformas de vídeo, até a parte gestual e de entonação de voz não são perdidas e tudo corre como o planejado.

O atendimento virtual é uma crescente. Em 2020 a média mensal de atendimentos era de 12 mil, o que passou para mais de 450 mil no segundo semestre de 2021. No fim das contas, todos ganham. Profissionais e pacientes.

Quer saber mais sobre o trabalho da Psicóloga Renata? Visite: @renatacastropsicologia

Related Articles

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept