Home » O dia de Vesak – Uma das maiores celebrações religiosas para a religião Budista

O dia de Vesak – Uma das maiores celebrações religiosas para a religião Budista

by Brazil Away
Dia de Vesak

O dia de Vesak (ou Wesak) é um festival religioso celebrado pela maioria dos Budistas em Singapura, independentemente da ramificação do Budismo. Esse dia é geralmente conhecido como o ”aniversário do Buda’’, porém é mais que isso. Significa o nascimento, a iluminação (também conhecido como Nirvana), e a morte de Siddharta Gautama Shakyamuni Buddha, ou simplesmente o Buda, fundador do Budismo. Esta celebração acontece no primeiro dia de lua cheia do mês de Vaisakha, segundo mês do ano do calendário Hindu, que cai entre abril e maio do nosso calendário gregoriano.

Esse dia é comemorado ao redor do mundo, principalmente em países como o Japão, Sri Lanka, Tailândia e Mianmar, onde a maioria da população é Budista. Mas aqui em Singapura as festividades também são grandes, onde cerca de 32% da população é budista, segundo o senso de 2022.

O festival é celebrado na maioria dos templos e monastérios de Singapura. Os preparativos para este dia começam dias ou até semanas antes. Alguns templos realizam eventos imponentes, de grande escala, com cerimônias elaboradas que recebem um grande número de devotos. Várias tradições e costumes são realizados, como o banho da estátua do Buda, e muitas ações de caridades são feitas.

Dia de Vesak

Fotografia: Isabela

As Tradições

Alguns templos têm suas tradições específicas, como o Templo da Relíquia do Dente do Buda, onde mais de 2000 lanternas são penduradas ao redor do local. No monastério e templo Kong Meng San Phor Kark See Monastery o ritual conhecido como “três passos, uma reverência” é uma procissão ao redor do templo, onde o devoto anda três passos seguido de uma reverência, enquanto canta mantras. A procissão inteira leva cerca de 2.5 horas sendo uma maneira de prestar homenagem ao Buda, bem como testar a fé das pessoas. A perseverança em completar a jornada fortalece a fé no caminho pessoal para a iluminação.

A seguir alguns fatos relevantes sobre o Dia de Vesak em Singapura: O Budismo é a religião com mais seguidores em Singapura, e o dia de Vesak é o dia sagrado mais importante para os budistas.

O dia de Vesak nem sempre foi considerado feriado público nacional. Somente em 1955, a Associação Budista de Singapura conseguiu que o dia de Vesak fizesse parte dos 11 feriados, prevalecendo até os dias de hoje.

Tradicionalmente, como parte das comemorações do Dia de Vesak, pássaros e animais engaiolados são soltos como símbolo de libertação. Porém, recentemente, a NEA, Agência Nacional de Parques e a Sociedade Budista de Singapura desaconselham esta prática, pois é improvável que animais domesticados soltos na natureza sobrevivam, e, se sobreviverem, há uma chance enorme de perturbar o ecossistema natural. Como comentou o diretor de conservação da NEA: “gostaríamos de apelar ao público que não soltem animais na natureza, pois isso significa enviá-los para a morte”.

E finalmente, você não precisa ser budista para comemorar o dia de Vesak. Os budistas praticam dana, a crença de que fazer uma boa ação no dia de Vesak dará mérito pessoal multiplicado várias vezes… É o momento perfeito para se voluntariar para uma causa nobre ou doar alguns de seus pertences antigos.

Data do Vesak 15/05

Por Isabela B. Hahn, Guia de turismo brasileira licenciada em Singapura

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Isabela e sua agenda de eventos?

Visite: @projetosingapura

www.projetosingapura.com

Related Articles

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept