Família Fuchsloch
Andrea. Administradora de empresas e empresária. Casada com Hans e mãe de 3 meninos. Nicolas (10 anos), Felipe (8 anos) e Rafael (3 anos).
Já moramos no Brasil, Alemanha e agora estamos curtindo viver em Singapura.
Qual é a parte favorita de viver em outro país?
A melhor parte de viver em outro país é abrir os horizontes, conhecer pessoas e culturas diferentes.
Para às crianças, aprender um novo idioma é uma grande conquista.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Singapura?
Singapura é um país muito desenvolvido e com muitas opções de diversão. Adoramos andar de bicicleta com as crianças no River Valley, ir à praia em Tanjong Beach e levar eles para curtir o parque Wild Wild Wet.
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Uma dica que acho importante se você pretende morar com sua família fora do Brasil, quando você chega em um novo país para morar com crianças é: fique em um lugar central perto de itens essenciais.
Quando chegamos a Singapura demos prioridade a um apart hotel com infraestrutura de lazer, para as crianças gostarem da experiência. Acabamos longe de supermercados e de um bom restaurante. Com três crianças cheias de energia, foi um grande erro!
Família Pereira
Catarina é bancária, mas também representante da Rainbow e Thermostar em Singapura. É casada com Pedro e mãe de 3 filhas, a Bruna com 23 anos, a Margarida com 5 e a Mariana com 2. Há 4 anos, ela escolheu Singapura como primeira experiência fora de Portugal, por idealizar o país asiático como o país dos seus sonhos desde criança.
A parte favorita de ser uma das famílias de brasileiros que moram fora do Brasil é a experiência e conhecimento que se ganha com a interação com outras culturas e costumes, mas também a qualidade de vida e particularmente em Singapura, o contacto constante com a Natureza conjugada em harmonia com a prática milenar de Feng Shui.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Singapura?
Com a família gosta de ir especialmente aos Garden by the Bay, Botanical Garden e Zoo, apesar das diversas atividades espalhadas por toda a ilha.
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Aconselho a viver a experiência ao máximo, permitindo que os vários desafios fortaleçam a estrutura familiar, mas também que encontrem na comunidade o carinho e acolhimento através de plataformas como a Brazil Away.
Família Larsen
Geovana é carioca, engenheira química, advogada e uma yogini dedicada. Casada com Lars, dinamarquês. Eles têm dois filhos: Isabella (9 anos) e Nikolas (4 anos). A família já viveu no Brasil e atualmente moram na Dinamarca.
Qual é a parte favorita de viver em outro país?
Uma das grandes vantagens de morar com sua família fora do Brasil é a oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Costumo dizer ser um “intensivão” de inteligência emocional que amplia os limites da nossa mente, constantemente em contato com a diversidade. Além disso, é uma grande oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer conexões mais profundas, devido à cumplicidade da aventura de ser expatriado.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Copenhagen?
O Tivoli, em Copenhagen, é certamente um passeio imperdível para a família. Sugiro, também, um passeio pelo centro de Copenhagen, desde o Tivoli até o canal Nyhavn, onde a família pode curtir um divertido passeio de barco pelos canais, passando pela estátua da pequena sereia (ela é realmente pequena). Também gostamos muito do Blue Planet, um aquário com muita interatividade, que as crianças adoram.
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Paciência e positividade. Nenhum lugar é perfeito, mas todos tem seus encantos. Focar nas coisas boas e fazer uma boa rede de amizades. No exterior, amigos valem ouro para a qualidade de vida.
Família Peres
Sol, é publicitária, mãe da Gabriela (24 anos), Felipe (9 anos) e Maria (7 anos). Ela é casada com o Harley que é engenheiro de alimentos.
Sol, o seu esposo e as crianças Felipe e Maria mudaram-se para Singapura em abril de 2019. Gabriela ficou no Brasil.
Qual é a parte favorita de viver em outro país?
Fazer parte de uma família de brasileiros que moram fora do Brasil, é se redescobrir, se renovar e principalmente se adaptar, serão novos amigos, nova cultura, novos sabores.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Singapura?
Os lugares que gostamos de ir em família são: os beach clubs em Sentosa, parques aquáticos e o parque da Universal, são passeios que agradam a toda a família.
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Minha dica para quem está indo morar fora do país, pela primeira vez, é que chegue com a mente e o coração aberto e esteja disposto a conhecer o mercado local, os passeios, a comida e se permita viver o que esse novo lugar tem para te oferecer.
Família Kruse
Leila é advogada. Ela é casada com Lars e mãe da Sophie, de 10 anos. Ela já morou em 3 países e atualmente mora em Singapura.
Qual é a parte favorita de viver em outro país?
Adoro conhecer novas culturas, aprender novas línguas, os costumes, gastronomia, história e formas de viver. Eu acho importante para ver o mundo de uma perspectiva diferente da minha. Portanto, a melhor parte da vida de expatriada, para mim, é o aprendizado constante. E, claro, as viagens, pois amo viajar.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Singapura?
Eu adoro ir ao Jardim Botânico! É um pequeno paraíso natural.
Eu também gosto da área de Tiong Bahru. É uma repleto de cafés, livrarias e um dos melhores mercados de frutas, peixes e legumes.
Sentosa, com certeza, é uma região que vale a pena passear com a família ou até escolher um hotel para passar um final de semana.
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Existem três grandes coisas que eu acredito que podem ajudar a uma boa experiência de morar fora: julgamentos, suposições e socialização.
Quando experimentamos viver em uma nova cultura, é fácil fazer julgamentos sobre ela. E tais julgamentos, às vezes, nos levam a suposições incorretas, o que pode nos limitar a querer conhecer mais um novo lugar.
Haverá dias em que você se questionará se tomou a decisão certa, mas tudo isso faz parte do processo. Tenha paciência que tudo se ajusta.
E por último, socialize. Arranje tempo para conhecer pessoas. Seus novos amigos se tornarão como uma nova família e sua experiência realmente será melhor, se você se esforçar para ser social. Aproveite essa experiência.
Família Johnson
Vanessa é carioca e engenheira. Ela mora fora do Brasil há 16 anos. Casada com Ed, também engenheiro, eles têm um filho, Edinho, de 8 anos.
Eles já moraram na Noruega, Holanda, Huston, Dinamarca e, recentemente, retornaram para Houston, Texas.
Qual é a parte favorita de ser uma família de brasileiros que moram fora do Brasil?
Para mim, a melhor parte de viver em outro país é a oportunidade de conhecer pessoas diferentes, de outras culturas e países. Acho essa mistura cultural uma delícia!
Desde que saí do Brasil, fiz muitas amigas, brasileiras e estrangeiras, que carrego no coração até hoje. Também adoro poder viajar para qualquer lugar do mundo. Depois de muitos anos morando fora, distância, para mim, virou apenas uma questão de referência.
Cite 3 dicas de lugares para se divertir com a família, em Houston?
Nós gostamos do Kemah boardwalk: é um mini parque de diversões, que fica em Kemah. Lá tem restaurantes e muitas atrações, inclusive uma montanha-russa bem rústica com muitos ‘loops’. https://www.kemahboardwalk.com
Restaurante Creekwood Grill: Fica em Cypress. Ele tem espaço amplo para comer outdoor, com vários parquinhos para as crianças. Às sextas e sábados à noite tem música ‘country’ ao vivo, além dos hambúrgueres e pratos deliciosos e muitas opções de cervejas e drinks. Edinho fica feliz e o “papai” dele também (risos)!
Typhoon Texas: Esse é um parque aquático que fica nas periferias da cidade. Ótimo para passar um dia quente de verão! Não esqueça o protetor solar as havaianas, pois o cimento fica quente!
Adoramos também os parques da cidade de Houston, como Hermann Park, Buffalo Bayou Park, Levi Park e também os Museus como Children Museum e o Museu de Ciências, com uma exposição permanente de dinossauros
Que conselho você daria para as famílias que estão indo morar fora pela primeira vez?
Acredito que se eu fosse, hoje em dia, sair do Brasil para morar em outro país, tentaria me conectar com grupos de brasileiras ou expatriadas daquele país. Seguiria, também, uma plataforma como a Brazil Away. Esses grupos têm muitas informações e os participantes são muito prestativos em responder suas perguntas. O ‘networking’ fora do Brasil te abre muitas portas, sejam profissionais, sociais ou até mesmo um ombro amigo, muito necessário onde quer que você esteja.