Home » Organizar sua casa – por fora e por dentro

Organizar sua casa – por fora e por dentro

by Brazil Away

Uma entrevista com Yandra Loos @Personalorganizersg
Por Brazil Away

Quando o assunto é organizar sua casa, tem muita crença limitante envolvida!

Em primeiro lugar, não pense que buscar o auxílio de um personal organizer para organizar sua casa é assumir-se como uma pessoa bagunceira.

Você não é o único ser no mundo que não tem tempo de colocar ordem na sua casa.

“Personal Organizer será que eu preciso?”

Organizar sua casa

Todos conhecemos essa história: vamos enfiando a papelada na gaveta, “esquecendo” os objetos em caixas, socando outros tantos no maleiro, e ao mesmo tempo deixando para lidar com as doações, com o que precisa ser descartado para depois.

E o que era para ser um lugar de conforto e descanso acaba se tornando mais um foco de estresse e ansiedade. Passamos a evitar a nossa própria casa!

Identificou-se?

Eu sei que o processo não é fácil, contudo, lidar com coisas é também lidar com memórias, com sentimentos…mas chega uma hora em que precisamos encarar nossa bagunça!

De onde vem a bagunça?

A história só tem chance de mudar quando você e sua família entendem como começa o processo de desorganização na sua casa. E cada casa é um caso!

Tudo começa com uma conversa para o Personal Organizer saber como é o seu dia a dia e o seu estilo de vida. Assim ficará mais fácil para ele entender as suas dificuldades e as da sua família e, então, propor um sistema de organização que funcione para todo mundo.

Por que envolver toda a família na hora de organizar sua casa?

Se você mora sozinho, pode ser mais fácil manter os ambientes em ordem. Entretanto, quando se divide a casa com outras pessoas, é preciso que todos os moradores estejam cientes do novo sistema de organização e consigam manter, juntos, a casa sempre em ordem.

Não se trata de arrumação de beleza!

A estética do resultado de um trabalho de organização é linda! É de encher os olhos ver os itens separados por tamanho, cor, estação do ano…

Um armário organizado dá uma sensação de que até as nossas roupas ficam mais bonitas, mas organização é mais que isso!

Na arrumação, os itens são simplesmente guardados, às vezes, até escondidos!

Já quando você decide organizar sua casa, as coisas são colocadas em seus devidos lugares, seguindo técnicas que visam utilizar o melhor possível dos espaços e eliminar o tempo de procura.

Se na sua casa, por exemplo, faz mais sentido cada roupa de cama ficar em seu devido quarto e não em um armário único, é assim que esses itens serão organizados.

Autonomia!

O foco de um profissional em organização é gerar independência e acima de tudo autonomia para seus clientes. Não se contrata um personal organizer para ir toda semana em casa organizar as suas coisas! O ideal é que, uma vez organizado um ambiente, o profissional não precise retornar sempre para refazer o trabalho.

É claro que, dependendo das circunstâncias, pode ser viável estabelecer um plano de manutenção. Isso é uma realidade, especialmente, na vida dos expatriados que vivem de mudança! Mas saiba que, até nesses casos, é possível estabelecer um modelo que possa ser replicado em cada novo endereço sem, necessariamente, a presença de um organizador.

“O foco do Personal Organizer é gerar independência!”

O que é “organizar sua casa?”

Uma casa organizada é fácil de lidar, de limpar e de cuidar!

    • É realmente uma morada, um abrigo.
    • Funciona a favor e não contra a família.
    • Ela gera tempo livre.
    • Gera economia. De fato, saber o que se tem em casa evita compras em duplicidade e o desperdício de produtos.

Tempos pandêmicos, lar e organização!

Atualmente, a pandemia mandou todo mundo pra dentro de casa e esfregou na nossa cara que não temos controle sobre muita coisa. A boa notícia é que temos, sim, controle, ao menos, sobre a nossa casa!

Sei que esses tempos têm exigido muita boa vontade para lidarmos, em um mesmo espaço, com a vida pessoal e profissional, e da mesma forma para lidarmos com uma casa lotada de gente, de demandas, de angústias e alegrias.

Claro que sou suspeita para falar sobre os benefícios em se incluir um organizador profissional na sua vida. Vi a minha própria vida mudar depois que eu mesma adotei as técnicas de organização.

Confira os benefícios de se investir nesse serviço para organizar sua casa, pelo menos, uma vez na vida!

  • Ao organizar sua casa, tudo se torna muito mais prático e funcional, já que poderá encontrar suas roupas, sapatos, ou seja lá o que for, em pouquíssimo tempo.
  • Alguns especialistas afirmam que quando organizamos nossas coisas e o ambiente que nos cerca, também organizamos nossa vida. Isso porque a pessoa tem mais tempo para cuidar de si mesma, cuidar da saúde, ler livros e publicações úteis para sua carreira, além de estabelecer e colocar em prática metas e objetivos para sua vida.
  • Com o fim da bagunça, a sensação de alívio é enorme, fazendo com que o tempo passado em família ou no trabalho seja muito mais produtivo e tenha mais qualidade.
  • Em termos econômicos, só temos a ganhar. Dificilmente arriscaremos pagarmos uma conta ou um tributo em atraso por esquecermos onde estava a fatura. Não compraremos uma roupa desnecessariamente, para depois percebermos que já tínhamos uma idêntica no fundo do guarda-roupa. Pode parecer pouco, mas tudo somado pode provocar um rombo em nosso orçamento ao final de 1 ano.
  • A pessoa sente que tem mais controle de sua vida e assim tem mais autoestima. O acúmulo de coisas pode causar estresse e ansiedade. Com tudo devidamente organizado, isso tende a diminuir ou até mesmo sumir.

 

Yandra Loos

Related Articles

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept